terça-feira, 7 de outubro de 2014

Detalhes de uma festa X detalhes de uma casa

Quem conhece o meu trabalho já sabe que ele não é cheio de detalhes, ele é lotado. Em uma escala de zero a dez, daria nove e meio para os detalhes. É um pingo de luz aqui, uma sobreposição de peças ali, lacinho acolá e por aí vai (conhece trabalho de formiguinha? Pois bem...)  

E falando em detalhes, me fez recordar de certa vez quando a minha avó Graça esteve em minha casa e, na ocasião, eu fui passar uma peça de roupa e ela ficou ali perto só observando, dali a pouco ela soltou: - “Filha, você não passa a roupa, você engoma!”. Oiii? Aquela frase me marcou, ficou em minha mente até hoje. E com as festas, confesso, não é muito diferente, chego a colar pinguinhos de luz um a um e as pérolas, então??? Isso será toque, transtorno compulsivo, algo parecido, minha gente?! Não respondam, por favor, não respondam!!! Deixe para um profissional tal avaliação. Rsrsrsrs.

A minha vovó, Graça, com os meninos 


Mas, eu até tenho uma notícia boa... Nem tudo está tão perdido assim neste quesito para mim. De alguns tempos para cá, eu  estou tentando me controlar e ser prática  - na maioria das vezes – claro, sem perder o capricho, principalmente nos ‘frus frus’ das minhas festinhas. Sim, nas festas, pois, ultimamente aqui em casa, minha gente... aqui em casa, sem a tal ‘santa’ e ‘extinta’ ajudante do lar, muita louça tem dormido na pia. Antes? Antes se isso acontecesse eu morreria, fato. Agora, já consigo passar e dar aquela olhadinha básica, mas bem rápida, sabe? E seguir. Com certeza, tenho feito esse exercício diário de ter em mente que não podemos fazer tudo e não somos super, plus, master, mega, power e flex, não é mesmo? Isso ainda é motivo de concentração, mas, estou quase lá. Então, sigamos!

Todo mundo sabe que organizar festas não é nada fácil. Pode até ser uma reuniãozinha com os amigos ou familiares, sempre tem algo a providenciar ou uma outra coisinha que ficou faltando. E muita gente me pergunta: - “Como é que você consegue fazer as festas, cuidar dos meninos, ir a academia e etc...?”   A pergunta era feita principalmente quando eu ainda trabalhava em assessoria de imprensa do governo... pense? Pois é... O meu segredo hoje é fazer tudo que tenho de fazer, sempre lembrando das prioridades do dia e tendo a clareza de que muitas vezes alguma coisa vai ficar para depois e que nem tudo poderá ser feito hoje. Uau! É isso!

Para nós que somos mães, então, temos e devemos de confiar nos cuidados do marido com as crianças, por exemplo. A nossa tendência é de sempre criticar: o banho que ele deu e não esfregou bem os pés ou o lanche que ficou atrasado, o almoço que foi trocado por biscoitos e por aí vai... Nãooo, gente!!!!... as crianças não vão morrer caso passem por isso algumas (muitas) vezes nas mãos deles. Pode confiar! Eu já fiz vários testes e os meus filhos estão aqui, salvinhos! Rsrsrs...


Biel dormindo no chão, pelado. Cheguei em casa um dia e me deparei com a cena. 
Ao lado, os meninos no 'banho duplo' que o pai deu neles...


A rotina
Victor e eu costumamos brincar que hoje a nossa rotina está bem parecida com a de casais norte-americanos. Sem empregada e diaristas, nós mesmo estamos fazendo as tarefas de nossa casa, além das ‘tarefas de casa’ da escola dos meninos e tudo o mais. Nos dividimos em tudo, tudo mesmo, tipo revezamento, sabe?

Victor atende por horário marcado no consultório e eu já me organizo junto a agenda dele na divisão do cuidado com os meninos e as tarefas da casa e no tempo que a empresa me exige, como as compras de itens e mercadorias, fazer orçamentos, atender clientes, ajustar contas, planilhas, na comunicação da loja e ainda na produção, produção, produção e produção para as festas (vida de artesã não é nada fácil, as detalhistas então, nem se fale... isso vale outro post J).

Teve um dia que foi bem engraçado. Ele saiu de casa para atender às 8h, de moto, o trânsito de Brasília está aquele caos que todos nós já sabemos, portanto, optamos por ter um carro e uma moto. Eu já tinha ido até o parque correr e voltado. Ele chegou em casa às 9h30 e o almoço já estava pronto e a casa ‘um pouco’ organizada (ah, detalhe, compramos um aspirador de pó que mudou a nossa vida, pois, os farelos de biscoito das crianças e os meus cabelos que ficavam espalhados pela casa toda já não são mais problemas, além de uma máquina de lavar roupas SUPER, que lava, seca e passa – rsrsrsrs. Brincadeira, ela seca, mas, saí tão quente e esturricada que não precisa mais de ‘engomar’ as roupas, como diz a minha vovó J)

Então, ele chegando me rendeu e eu saí correndo rumo a uma visita em um local de festa, quando retornei as crianças já estavam de banho tomado, tarefa de casa feita e estavam bonitinhos de uniforme e almoçando (isso não é perfeito?) a partir dali o tempo é só mesmo o de fazer as lancheiras e sair correndo para a escola. 

Quem me dera se todos os dias fossem assim.... ah, com certeza, não é. Tem dias que eles vão sem banho mesmo para a escola e eu fecho os olhos e só vou pedindo à Deus para não encontrar a minha mãe pelo caminho, porque se ela cheirar o cabelo de um deles, daí já ouviu né? Hahahaha.                                          
Bom, mas apesar de todas as obrigações de uma detalhista que é ‘dona do próprio negócio’ e da ‘própria casa’, eu avalio que estou em uma ótima fase, acho que a melhor. Principalmente, para a vida das crianças, eu sei que muitas pessoas não tem outra opção que não deixar os seus filhos em escolinhas integral ou aos cuidados de uma babá. Graças a Deus para nós tal possiblidade tornou-se nula, não cogitamos mesmo passar o dia todo longe deles. Graças à Deus – mesmo - por essa rotina! Apesar de eu ter a certeza de que muitas vezes eu não rendo o que precisaria no trabalho ou não tenho mais tanto tempo de ir a um salão de beleza ou a minha massagem, mas, no entanto, tenho a consciência de que esse foi o melhor caminho para a nossa família, neste momento.

Hora Boa!
Já no outro período do dia os dois vão para a escolinha J juntinhos (exceto quando doentes, porque daí já é outra logística... aff...) e assim a vida vai seguindo entre festas, detalhes e o levar e o buscar de crianças. Bom, por enquanto está dando certo e também podemos contar com a ajuda das avós nos fins de semana, em dias de festa, quando coincide de o victor também atender no consultório, geralmente aos sábados pela manhã.

Com isso tudo que relatei aqui, posso concluir que eu aprendi que a vida vai se encaixando e tudo ficando no lugar e quando menos esperamos, vem mudanças e, muitas vezes, elas nos assustam, mas, para tudo tem um jeitinho. Não é? Seria ótimo se saísse tudo como o planejado, mas, também não é de tudo ruim quando usamos o famoso ‘jogo de cintura’, porque a vida tem de seguir mesmo tendo de ajustar a carroça com os bois andando. Então, sigamos!
Beijos da Beta Belyse ;)      



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário